quinta-feira, 24 de março de 2011


Trabalho na Escola Parque Muncipal Ineny Nunes Dourado na educação infantil com o grupo quatro. Meus alunos são crianças encantadoras que gostam e tem muito prazer em está na escola. Eles se divertem bastante em tudo que participa, seja, nos momentos das atividades em sala de aula como também nos outros espaços em que freqüentam. A escola depõe e dá acess as crianças, dos vários espaços tecnológicos. Elas exploraram de todos eles como o infocentro, a brinquedoteca, a biblioteca, sala de áudio e vídeo, parque... Eu e meus alunos gostamos muito de freqüentar todos esses espaços, são momentos impares nas nossas vidas. Encanto-me e fico feliz com a alegria, emoção e a importância que eles mostram quando participam e manuseiam esses recursos.
Ao ensinar nesta escola, já me vi várias vezes voltando ao passado e futucando o baú de minhas memórias, lembrando do como eu gostaria que a escola em que cursei as séries iniciais fosse como esta em que leciono, vendo s quantidades de recursos lúdicos que eu poderia usufruir com as crianças que lá estudavam, pois mal tínhamos um pátio para brincarmos.

Observo também, que muitas das crianças e professores não atuantes em uma escola municipal como a qual leciono , tem uma certa inquietação de não poder está incluso nela ou de não ter a opção de usufruir de ambientes iguais. Eles têm razão por analisarem que no mesmo bairro em que a Escola P. M. I. N. Dourado é situada, tem uma outra escola com a dimensão de espaços e recursos tecnológicos tão limitados e se encontram nessa observação e sentimento de desigualdade.
Vendo por outro lado, percebo e acredito que, o mais importante não é os espaços tecnológicos ou a grande estrutura de uma escola, e sim a qualidade de ensino e aprendizagem.

Já trabalhei em outras escolas da rede municipal de Irecê, escolas em que mal tinha o material necessário para dar aula e nem por isso, deixei de fazer um bom trabalho, de desenvolver nas crianças o prazer de voltar sempre à escola no dia seguinte e o mais importante, de desenvolver e realizar projetos e atividades lúdicas significativas ao desenvolvimento intelectual dos alunos.
As escolas precisam é que todos os profissionais que nela trabalham, sejam comprometidos com a educação para despertar o prazer e o interesse pela escola.no propósito de garanti um ensino de qualidade a todos. Claro com o apoio necessário das secretarias de educação e as Prefeituras municipais, para correr atrás de recursos financeiros que garanta as crianças um bom desenvolvimento intelectual, físico e psicológico.

Nenhum comentário: