segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Participei da atividade Modos de Aprender com a professora Emauela. Gostei muito, pois me faz refletir sobre o que acontece dentro do nosso cérebro, como as informações chegam até nossa mente e como a gente compreendem ou não. Esta atividade é baseada nas teorias de Jean Piaget e Levi Vygostsky. Estudamos um pouco sobre eles quem foi cada um e o que eles pensam sobre como a gente aprende, como esse processo acontece. Ajudou-me entender um pouco melhor as etapas em que acontece o processo do conhecimento.
Nos conceitos Piagetianos o processo de aprendizagem acontece no seguinte: esquemas, acomodação, equilibração, estágios e assimilação.
Não tenho segurança para explicar cada uma desses conceitos, mas pelo que aprendi é assim, quando as informações chegam em nosso cérebro, ele já tem outras informações adquiridas, então vai adequando ou aproximando essas informações que chegam vão sendo associadas as que já temos em compreensão que são parecidas ou semelhantes, isto quer dizer estão acontecendo os esquemas.
Neste momento na nossa mente ocorre desequilíbrio e equilíbrio, pois a mente está processando as novas informações, modificando as em aprendizagem, ajustando-as com as que já temos, nisso ocorre a acomodação e equilbração, a mente se confunde e desequilibra, processa e acomoda as informações de maneira clara e muito inteligente. Em seguida as informações se transformaram em conceito que a mente tenha entendido e compreendido, neste momento está ocorrendo a assimilação.
Por fim vou explicar agora os estágios que todos nós passamos desde os primeiros dias de vida defendidos por Piaget: o primeiro estágio é o Sensório motor adquirido pelas sensações físicas (sugar, pegar, jogar, pular e as primeiras passadas que damos) . A criança aprende pela experiência, examinando e experimentando com os objetos ao seu alcance, somando conhecimentos.
No segundo estagio o Pré-Operatório, dos dezoito meses até os sete anos de idade. A criança pensa apoiada em palavra, tudo que pensa fala sem se preocupar em guardá-las em pensamento, os objetos da percepção ganham a representação por palavras, a criança maneja experimentalmente em sua mente.
O terceiro estágio Operatório Concreto sete aos onze anos: Quando a criança faz a internalização da fala com o pensamento, ela já compreende que não precisa pensar e falar ao mesmo tempo, faz a colagem da língua com o pensamento, pensa apoiando em palavras sem usar a língua
O quarto estágio Operatório Formal a partir dos doze anos: A criança é possível pensar sobre o pensamento, alterar a situação eu ele próprio criou, tendo a prática de pensar.
Já no conceito Vygotskyano o conhecimento acontece de maneira mais simples de acordo a Zona de Desenvolvimento Proximal e aos níveis de Desenvolvimento Potencial e Real.
Na Zona de Desenvolvimento Proximal a criança está no processo de amadurecimento, que ainda não tem maturidade suficiente para realizar ou resolver um problema proposto, elas ainda não sabem usar seu desenvolvimento mental, precisam sempre do apoio e da orientação de adultos ou se relacionarem com outras crianças.
No Nível de Desenvolvimento Potencial, as crianças aprendem muito antes de freqüentarem a escola, porque elas já têm um conhecimento prévio e aos poucos através do meio em que vivem, com a colaboração de pessoas adultas e de outras crianças, elas vão adequando as informações que chegam e transformando-as em aprendizagem. Isso acontece em torno dos três a cinco anos de idade quando inicia geralmente sua fase escolarização.
No Nível de Desenvolvimento Real é exatamente quando a criança tem maturidade suficiente para resolver qualquer situação problema proposto de forma independente, sem assistência de outros, sem demonstração e sem fornecimento de pista; ela já sabe pensar mentalmente.

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