segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Optei em participar da palestra com o professor Ivan Faria sobre Relação:Escola-Família alguns apontamentos. Porque pensei que iria falar realmente sobre a relação de escola e família, mas a palestra foi mais voltada no conhecimento sobre como as famílias foram criadas e como vem se reestruturando com o passar do tempo e a diversidade que estão formadas hoje em tempos contemporâneos. Em suas explicações pude perceber rês tipos de organização de família: Família extensa, família nuclear e família tentacular.

As famílias extensas, são pessoas do mesmo grau parentescos, que geralmente só existem na zona rural. Vivem em conjunto ocupando do mesmo espaço como, avós, pais, tios, pais, filhos, primos e outros. Uma família grande. A família nuclear é aquela que o pai é provedor financeiro, só ele pode exercer o papel de profissional, levar dinheiro pra casa, a mãe provedora de afeto, fica com os afazeres domésticos e educa os filhos, já a família tentacular ou seja a família contemporânea, aquela que não segue um só modelo, mais vários, tem função paterna, fraterna, individualista e mesmo assim não conseguem educar os filhos da forma que desejam.

Hoje são os grupos de amigos que tem a função maior que a dos pais. São as misturas de modelos, Monoparental (a criação feita por pai ou mãe), Parceiras (divide a educação com outras pessoas), Reconstituída (recomposta de dois grupos familiares: padrasto, madrasta) Homoafetiva (educação adotiva feita por homossexuais).

O professor trouxe questões sobre a relação escola e família expondo o seguinte, até na primeira metade do século XX. As regras eram claras para a escola e família, cada uma cumpria com seu papel muito bem.Era claramente especificados o papel da escola e o papel da família na educação das crianças, que a escola deve desenvolver o conhecimento cognitivo e orientar e os padrões morais, e a família se preocupem com as regras e normas para viver em sociedade.Escola extensão da família, valores e saberes universais, a sociedade garantia o reconhecimento e o prestigio do professor.

A partir da segunda metade do século XX, as escolas não se preparam para assumir funções.Então veio a expansão da escola pública obrigatória, desinstitucionalização da família, desinstitucionalização da escola, tudo foi desestruturado, temos emergência de novos agentes de socialização, para tentar consertar o que aí está imposto.

Agora resta os desafios e limites: Reconstituir o contrato escolar, redistribuição de responsabilidades pela educação (obrigação do estado), tempo livre (responsável) organização de experiências, assunção da autoridade paterna e materna (lugar geracional), reconquista do espaço público.

Eu concordo com o professor as escolas estão ligadas aos valores de cada época, de acordo a sociedade se transforma e evolui a escola pública fica a mercê , pois a cada dia que passa os valores se perdem no tempo e as escolas seguem sem regras e sem valor do papel mais importante que a desempenha o de formar cidadãos.

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