quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Síntese



Através da leitura do texto LEI SIM, RÍGIDA NÃO, OU A MÃO DO SENADOR, do autor Pedro Demo que me envolveu como leitora, refleti sobre a proposta de educação para o Brasil, que aponta vários pontos interessantes do Direito à educação e o dever de educar, dos artigos 4°e 5° da nova LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) publicada em 1996.
Fiz um estudo reflexivo sobre a extensão progressiva da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio (Art.4°, II), segundo o texto do autor Pedro Demo.
Ele mostra que a uma complexidade de se garantir o comprimento das leis, que são mal interpretadas ou mal elaboradas, com isso acontecem os atrasos e fracassos na educação, principalmente na saída do primeiro grau (ensino fundamental das séries iniciais e finais) para o ensino médio.
Muitos alunos saem de uma série para outra do ensino fundamental, ainda despreparados cognitivamente e quando chega no ensino médio, continuam com dificuldades de aprendizagem, esses alunos não terão conhecimentos necessários para prestarem vestibulares ou concursos públicos .
Os alunos que são reprovados passam apenas a freqüentarem a escola sem a mínima vontade de aprender, com isso vai virando uma bola de neve sem tamanho, que vem prejudicando a cultura escolar do nosso país.
No (art.4°,I), ao estabelecer o dever do Estado com a educação escolar pública, garantindo “o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que não tiveram acesso na idade própria”.
O autor continua afirmando, que deve considerar a escolarização anterior do aluno, detectando o que ele já sabe e o que precisa aprender, possibilitando a este aluno uma aprendizagem significativa e de qualidade, sem pressa de aprová-lo, porque quem será o maior prejudicado será o aluno, principalmente se ele ainda não dominar todas as competências necessárias para ingressar na próxima série
O que a Lei quer garantir, como aparece no inciso I do Art.4°, é apenas a permanência de todos na escola e que é dever do estado essa escolarização, ao criarem essa lei, preocuparam-se apenas com a freqüência de todos os alunos, deixando o compromisso de lado com o ensino de qualidade, crendo que a assiduidade fará um Brasil alfabetizado
Eu acredito que o sistema de ensino do nosso país, precisa de ações concretas já! Fazendo um processo de qualidade e não de quantidade, propondo encaminhamentos que atendam as demandas do ensinar e aprender.

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