terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Relatório sobre o Projeto


Na primeira sexta feira do mês de outubro de 2008, às 8:00 horas da manhã, convidei meus alunos a participarem do projeto que eu e as professoras: Marisete, Cludijane, Aleluia Cristina e Adair elaboramos com o objetivo de ajudá-los a desapertarem o gosto pela leitura e enteresse por livros, mostrei para eles o livro que estava lendo de Markus Suzak, A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS e perguntei si pudia falar um pouco do livro, ficaram bastante interessados, -então lá vou eu!

O livro conta a historia de uma menina alemã, chamada Liesel. Era Uma menina magrela: braços e canelas em forma de cabides, ela tinha dez anos, uma criança triste e chorosa, pois havia perdido sua mãe. Devido à guerra que estava acontecendo na Alemanha naquele momento e, quem fosse contra a guerra (comunista) era levado ou morto. Liesel tinha um irmão, mas ele morreu a caminho da adoção, ela foi adotada pela família Hubermman.

Os pais adotivos chamavam-se Hans e Rosa, era um casal sozinho, pois seus filhos já haviam crescidos e não moravam com eles. Antes de chegar à rua Rimmel, numero 33, casa dos Hubermman, ela havia roubado um livro da neve que caia durante o enterro do seu irmão no cemitério, foi a única coisa que ela achou para guardar como lembrança, do irmão e de sua mãe. O nome do livro era: Manual do Coveiro.
-Agora que vocês conhecem um pouco do livro que estou lendo -Querem trabalhar esse projeto?- Sim pró
Todos queriam responder ao mesmo tempo então decide que falassem um de cada vez, a aluna Eluane respondeu:
- Pró achei essa história muito legal. Aluna Milene:
- Como essa criança sofreu.
Aluno Gilmar:
- Que livro grosso pró! A senhora lê um toda semana?
Claro que não, mais tenho muito que escrever toda semana, estava acostumada a escrever e ler pouco, como vocês, estou sofrendo muito sem ter pratica. Foram muitos questionamentos sobre o livro, a faculdade, mais o que mais me impressionou entre as discussões, foi o valor que eles demonstraram em saber que estudo também, me senti muito importante naquele momento.

Na segunda aula sobre o projeto perguntei o que vocês acham da leitura, por que lemos?
Respostas:
Para ficar inteligente
Para aprender mais
Deixar de ser burro
Ser alguém na vida...Gostei muito deste momento, são crianças produtivas, têm suas dificuldades, mais nem por isso, deixam de mostrar suas potencialidades e compreensão sobre tudo que levo para a aula.


Em uma manhã ensolarada, com pincel de quadro e saliva, cheguei na escola para dar aula, já eram 7:00, tinha o planejamento no caderno, mas tudo que estava planejado não daria certo, porque a maquina de xerox estava quebrada. Parei por um instante, e pensei... Resolvi transformar aquele dia, em um dia muito especial, quando os alunos acabaram de entrar na sala comvidei-os a encenar pela primeira vez uma dramatização que até então nunca tinham feito uma, as palmas aconteceram com alegria neste momento, todos amaram a idéia.

Mostrei-lhes a poesia que iriam apresentar: Por amor a rima de Miguel Sanches Neto. Na poesia tinha a fala de alguns animais e distribui-as para quem quisessem participar, os mais ousados, reivindicaram primeiro: Adila, George, David, Walasse, Breno e Gilmar, outros até quiseram, porém não deu para todos participarem, todos entenderam sem briga. Escrevi a poesia no papel, para que fosse feita a leitura coletiva e com isso peguei os fantoches representando cada animal e distribui entre eles e fomos ensaiando.

Depois de mais o menos uma meia hora, pegamos o cenário feito de tnt preto e fomos até as salas vizinhas oferecerem a nossa criatividade, todas as salas assistiram e bateram palmas sinal de aprovação, os alunos da turma que não apresentaram assistiram de camarote e em detalhes, pois foram também comigo e com os atores.

O interessante e que tiveram muita paciência em ver a mesma apresentação cinco vezes sem reclamar, que crianças nota dez eu tenho não é! Não é que a escola só tenha quatro salas, tem sete, mas uma estava lá fora na aula de educação física, jogando futebol.

Fizemos três dramatizações assim como esta com a fabula: A Formiga e a Pomba e a anedotinhas do autor Ziraldo, Festa no Céu, agora com uma grande diferença desta vez os outros alunos das outras salas, vieram assistir em nossa sala, e sempre colocava alunos diferentes para atuar. Sempre que terminava um dessas atividades a gente fazia uma avaliação de tudo que aconteceu, o que deu certo, o que não deu, para estarmos mais atentos e maduros quando formas encenar novamente.

Produzimos muitas atividades diversificadas, exploremos tantas poesias, suaves comoventes, alegres, engraçadas e deliciosas de ler, principalmente as do livro : Lápis encantado do autor Leo cunha, as famosas poesias de Vinicius de Moraes, textos interessantes do livro Rinoceronte Ri de Miguel Sanches Neto, complementando o vocabulário com; os contos, textos informativos sobre diferentes assuntos, as maravilhosas fabulas de Esopo, convites, receitas, anúncios, bilhetes....Uma infinidade de tipologias que imaginar, que possa adaptar a um grupo 07.

Chega na escola a tão esperada: Mala mágica encantada, conquistada no segundo encontro literário da rede municipal de Irecê. Trouxe para a escola a magia o encanto e as possibilidades que meus alunos precisavam para usufruir e livros novos, levei muitas vezes a mala para a sala, as crianças ficavam agitadas e entusiasmadas com fome de devorar todos aqueles livros que lá dentro estavam.

Nessa hora minha auto estima foi o mais elevado possível em vê naqueles olhinhos com tanta pureza e curiosidade de saber o que ali estava escrito. Minha turma si movimentou muito com as atividades novas que acontecia e as velhas que também acontecia, porém com cara nova é claro.

Aprendi muito com eles e refleti bastante sobre minha pratica penso que: Temos todas as possibilidades de leitura, o que não temos e a possível fluência de transformar os momentos livres em ação de leitura, pois só assim poderemos ter a mesma fome que uma criança tem de ler quando descobre a leitura que está dentro de si mesmo.

Interpretamos vários intercambio de leitura: aluno e aluno, pro e aluno alunos. Fizemos muitas trocas. Alunos de outras salas liam na minha, meus alunos iam às outras salas também independente de estarem trabalhando o projeto. Uma coisa muito legal, lê muitas vezes em voz alta, para assustar o “eu” que temos dentro de nós, do jeito ou dependente do momento, na hora h no dia d, não importava o prazer era total. Agora sei a importância de trabalhar sem piscar o universo da leitura, todos ficam comovidos, sei que não atingi o objetivo que gostaria de 100% alunos gostando de leitura, mas sei que ficaremos marcados uns nos outros para sempre.

Prestigiamos e apreciamos a leitura como pesquisa, instrumento de trabalho, equilíbrio, força e alimento para termos a vontade e o entusiasmo de voltarmos todos os dias para a escola.
O projeto foi trabalhado em quinze dias, mas a maneira de trabalhar vem sendo feita desde o inicio do ano, não foi feito através de uma seqüência, mas foi feito muito bem planejado.

A culminância do projeto foi maravilhosa em que eu, Marisete, Cludijane que trabalhamos no mesmo turno. Cada uma ficou com uma apresentação e unimos em uma sala e compartilhamos tudo, houve dramatização poesia, muita alegria e animação, uma festa de encanto e surpresas, pois teve até atores com encenações de um circo.

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