terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A diversão entre as Vírgulas

Em uma noite calorenta que o vento pouco soprava. Eu e muitos dos colegas do curso de pedagogia da ufba, a professora Licia Beltrão e várias palavras dentre as diversas que existem no mundo. Íamos todos ao espaço entre vírgulas, na hora h do dia d, comemorarmos a festa da palavra.

Ornamentamos todo o local com muita imaginação e criatividade, todos estavam ansiosos com as apresentações que iríamos fazer. Já sentados em círculo à espera de palavras, a professora Licia Beltrão, coordenadora da preparação da festa, nos orientou que iria ler um texto. Conforme o que lia, de uma forma criativa e sutil, chegaria à vez de cada grupo se apresentar e que prestássemos muita atenção.

Iniciou a leitura de forma encantadora com a primeira apresentação: O outdoor anunciando a festa das palavras, em seguida a exposição dos convites elaborados para todos os convidados; foram lidas também as publicações feitas nos jornais avisando a todos sobre a festa. Na seqüência foi à vez dos poemas serem manifestados, fizeram isso com muita alegria e carinho.

Chegou o momento tão esperado por meu grupo, a nossa vez de atuarmos. Cantamos as paráfrases das musicas:
Palavras ao Vento de Cássia Eller e É Preciso Saber Viver de Titãs. Todos ficaram surpresos e encantados, com as palavras que produzimos. Além da apresentação, eu Daniela, trajei-me de senhora palavra. Vestido rosa e longo, composto de ousadia, estampas com muitas palavras coloridas e brincos alongados em forma de palavras, eu estava mesmo uma figura bem espontânea, típica a uma festa como esta.

Fascinados com o desenrolar das atuações, para nossa surpresa, quando derepente levantou alguém, interpretando a escritora Cecília Meireles, recitando o poema: voou, deliciamo-nos com tantas palavras suaves e emotivas.
Sem sairmos do lugar, fomos até o universo paralelo para apreciar as vozes maravilhosas de Chico Buarque e Milton Nascimento com a música: Pai afasta de mim esse cálice, de vinho tinto de sangue. Fiquei orgulhosa e com emoção por está dentro do espaço entre vírgulas, flutuando no espaço musical, achei um show esse momento.

No entanto, pensei bastante na letra da música, que fala da violência no mundo, tantos seres humanos sofrendo brutalmente nas mãos de tantos outros que nem sei se tem ser humano dentro de si mesmos.Nessa hora suspirei forte para não deixar de acreditar na esperança de ver mudanças boas no mundo.

Em seguida houve um espetáculo. Um recital de poesias, com as mais belas palavras de Carlos Drummond, Roseana Murray e... Tantos outros escritores maravilhosos, interpretado por um grupo a “altura” do que liam.

Seguindo com as revelações, uma das colegas do grupo discursou para todos ali presentes principalmente a dona palavra, no discurso havia palavras criativas, chamativas, quentes, comoventes e muito mais. Depois de tanta afirmação, fomos à parte divertida, os sorteios e brindes e que brindes.

Foram sorteados livros de vários escritores famosos como: Machado de Assis e Monteiro Lobato, poemas, cartões postais, fotos, marcadores textuais, cartinhas, pergaminho, kit poesias, papéis de anotação, revistas, jornais, catálogos, folder e tantos outros brindes, que só quem gosta de ler poderia ganhar. Palavras: chamativas, comoventes, picantes e criativas. Nem bem respiramos, fomos surpreendidos com as melhores receitas refinadas de pratos deliciosos. Voltamos ao universo paralelo com a voz suave de Vinicius de Moraes em homenagem a 50 anos de bossa nova.

Já estávamos fartos de tantas falas, mas elas não tinham chegado ao fim. Em poucos segundos, li o telegrama que mandamos, pois foi nosso grupo quem o fez. Li em forma de mímica -adorei interpretá-lo foi um máximo. Leia com carinho. Foi escrito assim:

Telegrama
Senhora Palavra bem vinda
Festa palavras principal convidada
No aguardo palavras quentes acolhedoras molhadas picantes

Quando estávamos ali querendo ir embora, aparecem as palavras mais simples. Trajada de timidez, inocência e virtudes, normal para umas escritas tão misteriosas, sábias e fonte de todas as outras palavras que esperavam por ela.

Pediu desculpas e agradeceu a todos que vieram festejar, com um discurso de unidade e encanto, nos convidou a irmos até o espaço ufba, na rádio cybercultura que fica ao lado do espaço entre vírgulas agradecer a todos ao vivo. Os que a ajudaram e colaboraram para que a festa desse certo e citou muitos pensamentos de autores importantes que sabem usá-la tão bem.

No mesmo instante aparece a professora Licia maravilhosa com palavras sinceras e diz:
- Sei que tudo que fizeram foi nos mínimos detalhes, já participei de muitas festas, mas igual a esta nunca vi.
-Tudo foi feito na base do improviso, tiveram apenas 4:00 horas para confeccionarem tantas apresentações e artefatos lindíssimos para montarem essa festa tão linda, estão de parabéns.
-Confesso, se souber de alguém que esteja precisando de montadores e organizadores de festa, darei o e-mail do espaço ufba para localizarem vocês.


Finalizando a festa, dando um toque suave e cheio de magia a professora Licia Beltrão disse: O fio condutor e a base de fundamentos que me espirei para minha formação foram às escritas de Michael Batin. Oriento vocês que explore, aproprie-se do dicionário e dos textos alheios, vamos escrever sem parar, usar as palavras ditas e escritas como empréstimos, usar a capacidade intelectual de absorver o que lê e escreve, produzir com autoria e mostrar suas emoções e expectativas desse curso, não como avaliação; mas como vontade própria de mostrar o que fez bem feito.

O texto que produzi a cima me fez pensar e mostrou-me o quanto tenho dificuldade em expor minhas idéias no papel, pois não tinha o hábito de escrever com fluência. Escrevia por obrigação, sem vontade ou pela cobrança de alguém, com isso dificultou a minha liberdade de escolher escrever por prazer.

A cada dia busco inspiração e desejo de ler por vontade, interesse e obrigação por opção de necessidade, para que minhas idéias sejam bem conduzidas no papel e nas diferentes linguagens orais que irei experimentar durante todo o processo de aprendizagem no decorrer do curso. Diante de tudo que aprendi neste último dia da oficina palavra escrita, que enfrentaremos muitos desafios e provocações deliciosas, entendendo a importância de ler, escrever e interpretar a linguagem oral e escrita do mundo da leitura alheia.

Aprendi muito com esta festa, acredito que o objetivo da oficina era despertar em nós cursistas o interesse em conhecer e colocar em prática todas as tipologias textuais, porque este será um espaço muito explorado daqui pra frente. Adorei fazer parte da festa das palavras, senti vontade de levá-la até a escola na qual trabalho, mas percebi que também, posso juntamente com os colegas de lá produzir uma festa deste tipo com o objetivo de mostrar o mundo encantado existente dentro de nós e dos textos que são lidos por nós diariamente.

Nenhum comentário: