Professora : Maria Regina
Atividade: Oficina da Palavra Escrita II
Cursista: Adair Neide Sena Dourado e Daniela Alecrim da Silva
Gênero escolhido: Poema
"'Gêneros textuais, são modelos comunicativos que nos possibilitam gerar expectativas e previsões para compreender um texto e, assim interagir com outros.
Os gêneros surgem de acordo com sua função na sociedade; seus conteúdos, seu estilo e sua forma estão sujeitos a essa função. Isso quer dizer que conhecer um gênero não é apenas conhecer as suas características formais, mas antes de tudo entender a sua função e saber, desse modo, interagir adequadamente".
José Luiz Landeira, 2009
Concordamos com o autor, pois compreendemos que os gêneros textuais, são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não.É essencial trabalhar com todos os tipos de gênero textual.No intuito de inseri-los na sala de aula como instrumento para desenvolver nos alunos as habilidades críticas e discursivas na construção de sua própria autonomia nas diferentes formas de situações comunicativas no meio em que está inserido.
Outro tipo de vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.É preciso é ter conhecimentos sobre o gênero que se quer ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem que os alunos já têm desse gênero.
Para ensinar os alunos a dominar um gênero é preciso elaborar uma seqüência didática pois, auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma ampla. Partindo do nível de conhecimento que os alunos já domina para chegar ao nível que eles precisam dominar.
Decidimos escolher o gênero poema na perspectiva de ampliar o repertório dos alunos do 3° e a superar suas dificuldades sobre este gênero. Os alunos se interessam bastante por poemas, principalmente os poemas infantis como os de José Paulo Paes, Elias José, Sergio Camparelli, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, os poetas mais conhecidos pelas crianças nas series iniciais.
Vimos que eles têm dificuldades para diferenciar um poema dos outros tipos de gênero, como eles já estão saindo do processo de alfabetização e entrando em um patamar maior de conhecimento, pensamos em elaborar uma seqüência didática para trabalhar com esse gênero em que nos ajuda a planejar atividades melhores para que os alunos superem suas dificuldades.
Seqüência didática:
Apresentação do gênero poema, ressaltando a importância de ler e estudar esse gênero.
Apresentar aos alunos o plano de estudo sobre poema.
Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre poema, saber o que eles sabem, e o que ainda não sabem, usando isso como o principal ponto de partida.
Apresentar aos alunos o plano de estudo sobre poema.
Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre poema, saber o que eles sabem, e o que ainda não sabem, usando isso como o principal ponto de partida.
Preparar uma roda de conversa com os alunos sobre poema.
Organizar possíveis intervenções para nortear a conversa.
Organizar e sistematizar o conhecimento sobre o gênero poema, com estudo detalhado de seus elementos, de sua situação de produção e de forma como esse gênero circula.
Fazer leitura compartilha para os alunos de poemas e de outros gêneros textuais.
Leitura feita pelos alunos de poema
Leitura feita pelos alunos e professores de diversos tipos de gêneros textuais para que eles tenham contato e manuseie para localizar e selecionar informações as semelhanças e diferenças em si.
Expor diversos poemas de diferentes autores para que os alunos explorem e observe semelhanças e diferenças entre os poemas.
Elaborar um conjunto de atividades de oralidade, leitura, reescrita e reflexão sobre a linguagem poética.
Escolher poemas para trabalhar em forma de textos lacunados com e sem bancos de dados.
Planejar aulas expositivas e informativas para a identificação dos elementos de um poema, (como são estruturados : estrofes, versos, rimas)
Trazer para a sala de aula outros gêneros textuais para que os alunos se confrontarem com as diferenças que há entre um gênero e outro. que o poema como todos os outros tipos de gênero tem uma estrutura própria.
Reescrita de poemas.
Revisão e analisa das escritas que fizeram dos poemas.
Leituras de biografias de poetas brasileiros.
Os alunos podem aprender a desenvolver a linguagem oral e a familiarizar- se com os gêneros.
Ampliarem o repertório de poemas.
Conhecer recursos de linguagem poética.
Aproximar-se do gênero biografia.
Desenvolver comportamentos leitores e escritores.
Adquirir hábito de leitura e interpretação de poemas e de outros gêneros.
Nessa integração de atividades com diferentes propósitos, os alunos vão além das características desse gênero. E aprendem de fato a ler e escrever inclusive fazendo o uso da ortografia e da gramática em situações reais.
A resentar a proposta.
Avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero.
Apresentar pela sala. Usar de "Estratégias de Leitura".
Propor que os alunos escrevam um texto inicial do gênero, mesmo que imperfeito, para saber quais os aspectos desse gênero o professor precisa trabalhar mais.
AmpliOar o repertório do aluno, trazendo mais textos do gênero para a sala.
Conhecer recursos de linguagem poética.
Aproximar-se do gênero biografia.
Desenvolver comportamentos leitores e escritores.
Adquirir hábito de leitura e interpretação de poemas e de outros gêneros.
Nessa integração de atividades com diferentes propósitos, os alunos vão além das características desse gênero. E aprendem de fato a ler e escrever inclusive fazendo o uso da ortografia e da gramática em situações reais.
A resentar a proposta.
Avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero.
Apresentar pela sala. Usar de "Estratégias de Leitura".
Propor que os alunos escrevam um texto inicial do gênero, mesmo que imperfeito, para saber quais os aspectos desse gênero o professor precisa trabalhar mais.
AmpliOar o repertório do aluno, trazendo mais textos do gênero para a sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário