quinta-feira, 25 de junho de 2009

Universidade Federal da Bahia- UFBA
Faculdade de Educação- FACED
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Ensino fundamental/séries inicias
CICLO DOIS-2009.
PROFESSOR: Iron Pereira
ATIVIDADE: Tópicos em Educação Matemática
PROFESSORA CURSISTA: Daniela Alecrim da Silva
Disciplina: Matemática
Série: 3° Ano do Ensino Fundamental-Grupo-08
Duração: 40 min
Tema Central: JOGO DO TA-TE-TI
Série: 3° Ano do Ensino Fundamental
Nº previsto de aula: 1
Duração: 40 min.

Planejamento da atividade do Jogo TA-TE-TI


Objetivos:

Desenvolver a capacidade de criar estratégias, rapidez de pensamento, organização e conceitos geométricos de linha e ponto
Despertar o gosto e o prazer pelo o jogo.
Respeitar e acolher Despertar o gosto e o prazer pelo o jogo.
Respeitar e acolher a voz e a vez do colega
Despertar o raciocínio lógico
Ter noção de espaço e lateralidade.

Conteúdo:
Geometria
Lateralidade
Raciocínio Lógico
Nocão de Espaço

Desenvolvimento:

Hoje nos vamos conhecer e praticar um jogo diferente. Este jogo é de dupla,cada jogador terá três peça de uma cor, Cada um deve colocar suas peças sobre os círculos demarcados no tabuleiro, uma de cada vez, alternando os jogadores, tentando formar as peças na vertical horizontal ou diagonal.
Depis de os jogadores colocarem todas as peças, o primeiro jogador move uma de suas peças para um dos círculos vagos que esteja interligado pelos traços
Os jogadores continuam deslocando suas peças, alternadamente, até que um dos jogadores consiga alinhar as três peças
Vence aquele que obtiver o maior número de vitórias em três partidas consecutivas.

Avaliação:

A avaliação será feita através da participação das duplas, a criatividade de manusear as peças criando suas próprias estratégias.Observando a capacidade do raciocínio lógico e a identificação das formas geométricas que estão inseridas no tabuleiro.A organização do tempo de cada um, e o respeito pela vez do outro evitando assim os confrontos durante o jogo.
Material utilizado para montar o jogo:
Folhas de oficio, lápis hidrocor, tampas pet coloridas,
Material do jogo:
Para cada dupla, um tabuleiro, e 6 peças, 3 de uma cor e 3 de outra.


Relatório sobre o jogo aplicado

O trabalho com jogos em sala de aula, possibilita várias estratégias significativas que apóiam o desenvolvimento do raciocínio lógico e incentivar a resolução de problemas.As crianças desde pequenas estão em contato com a variedade de jogos e brincadeiras assim, tornando-os mais confiantes e valorizando o seu esforço e a interação em equipe.A atividade escolhida para aplicação em sala de aula o jogo TA-TE-TI. Ao apresentar o nome do jogo perguntei se alguém já conhecia, muitos responderam que conheciam com outro nome e jogavam de outra maneira. Em seguida expliquei as regras do jogo e dividi a sala em duplas, depois que os alunos entenderão as regras do jogo, organizei-os no chão dando inicio ao jogo.
Diante das observações feitas durante o jogo, percebi que eles não tinham muitas dificuldades em jogar.
Durante o jogo observei que os alunos ficaram estimulados para brincar e não com expectativa de ganhar ou perder.Então, a cada dificuldade surgida eu ia fazendo algumas intervenções propícias para que os alunos compreendessem a função do jogo levando-os a perceberem que o mesmo tem suas regras e situações, para que aconteça de fato o procedimento proposto.No momento em que a dupla Anderson e Jean estava jogando fiz algumas intervenções:-Anderson qual peça você irá mover? se você mover com esta peça o que pode acontecer?-Jean você achou que Anderson fez a jogada certa, por quê? vocês têm que
observar como estar o jogo do seu colega.- Quem vai vencer o jogo a partir desta jogada?
Anderson porque você pensa tanto antes de jogar ?
_E você Jean sabe por que Anderson pensa tanto?
Um dos alunos chamado Marcos que não estava jogando até aquele momento. Por ter sido muito indisplinado até a hora do jogo. Decidi deixá-lo jogar, ele então me pediu que o deixasse ensinar a colega Cassiane que estava com dificuldade, então deixei e fui também observar essa jogada, ela colocou as três peças no sentido horizontal e o colega de jogo Carlos Eduardo também fez a mesma coisa do seu lado, claro cada um de vez alternadamente, Marcos pediu que Cassiane movesse a peça para o meio e Carlos moveu a sua peça para a lateral esquerda do tabuleiro, em seguida ela moveu a sua peça para o lado direito do tabuleiro, Carlos moveu a do meio do inicio do jogo dele, para o canto esquerdo do seu lado, Marcos o ajudante pensou bastante e pediu que a menina não fizesse nada ainda, perguntei por que? Ele me respondeu
-Estou pensando em um jeito dela ganhar, então ele moveu a peça do canto esquerdo de Cassiane para o próximo circulo a frente, Carlos Eduardo moveu a peça do canto direito do seu lado para o meio também do seu lado, ai ficou difícil para Marcos e Cassiane, Marcos moveu a peça do meio para o canto direito do lado de Carlos Eduardo, Carlos Eduardo sem atenção, sem estratégia de jogo e sem alternativa, foi para o canto esquerdo do lado de Cassiane, logo então Marcos moveu a peça do meio do lado de Cassiane para o canto direito da menina, ganhando o jogo com as peças na vertical .
Eu fiquei encantada com o amadurecimento e as estratégias de jogo que Marcos teve para ganhar, como você aprende mais observando quem joga.
Joguei com vários alunos e perdi feio eles tem uma capacidade incrível de descobrir que vai ganhar o jogo, não são todos que foram felizes no jogo mais uma grande parte.
No momento do jogo tudo ocorreu de maneira tranqüila, pois os que não interessaram pelo jogo, jogaram outros jogos que compraram no mesmo dia aqui na escola por um vendedor ambulante que passa de vez em quando pelas escolas aqui de Irecê.
Após as intervenções eles começaram a usar estratégias, observando o seu jogo e do colega. Eles paravam alguns minutos para pensar onde seria a próxima jogada.
Refleti bastante com as possibilidades que os jogos influenciam em nossa vida como podem amadurecer o pensamento e o raciocínio lógico, facilitando e contribuindo com as grandes façanhas do dia a dia. Como foi um momento significativo. Portanto, não basta querer ensinar matemática é preciso levar para a sala de aula um contexto, estratégias de pensamento e amadurecimento de idéias para que os alunos saibam argumentar e decidi quais possibilidades mais fácies e possíveis para tentar resolver os problemas e desafios encontrados no seu contexto escolar e só através dos jogos que as crianças, os adultos podem tem um desenvolvimento cognitivo melhor de assimilar as coisas ao seu redor

Referência:

Padovan,Daniela.Guerra,Isabel C.F..Milan, Ivonildes, S.. Matemática. Ed. Moderna 1° edição, São Paulo, 2001p.52.

Nenhum comentário: