quarta-feira, 24 de setembro de 2008

MINHA REFLEXÃO SOBRE COMUNIDADES VIRTUAIS

Um local virtual.Espaço diretamente on-line, em que as pessoas possam atender suas convicções.
São diferentes espaços inclusivos reservados a qualquer pessoa do mundo, desde que tenha as mesmas idéias e propostas fazendo deste ambiente, um ponto de encontros prazerosos sem que os frequentantes estejam presentes fisicamente.
Consiste também em ser um universo de trocas de conhecimentos, idéias, experiências...Obedecendo
as regras e normas estabelecidas por seus criadores. Enviando mensagens sempre a este lugar durante pouco ou bastante tempo do dia, estando presente mentalmente;permanecendo-o sempre vivo.

6 comentários:

DERISVAL S.S ROCHA IRECÊ BAHIA BRASIL. disse...

As comunidades virtuais reúnem pessoas comungando um interesse comum. São comunidades que exploram as características da Internet e que oferecem benefícios muito concretos para as organizações que as adaptam e suportam. Estas comunidades são poderosos instrumentos, mas necessitam de uma cultura favorável à partilha de conhecimento.

Cristina disse...

Oi Dany
Muito bem,para que essa comunidade vá em frente precisamos mesmo estar engajadas,dispostas á alimentá-la com garra e coragem.E isso eu sei que você tem muito.Bjs e abraços!

Adriane disse...

Olá!
Gostaria de problematizar alguns aspectos da postagem:
- Uma comunidade virtual acontece somente no espaço online?
- É formada apenas por pessoas que compartilham as mesmas idéias?
- Quais as ligações entre prazer e a efetivação de comunidades virtuais?
- O que é necessário para que se estabeleça um universo de trocas?
- Quem constrói as regras? Quem cria a comunidade estabelece as regras ou elas são construídas/reconstruídas de acordo com o trânsito das pessoas neste espaço?
- Quanto tempo é necessário para que se estabeleça uma comunidade? por quanto tempo ela se sustenta?
- Qual a função dos compontentes de uma comunidade? Enviar mensagens? E o que mais?

Simone disse...

Dani
Concordo com você quando diz que os universos virtuais tem garantido uma troca de conhecimento satisfatório.Creio que essas trocas de conhecimentos, é o que vem possibilitando a cada dia a filiação de novos membros a esse universo tão complexo.

cau disse...

Dani concordo com você quando diz que, as comunidades são espaço de trocas, que reunem pessoas que dividem interesses comuns.

Sule disse...

Dani querida!!! Gostei muito que você já começa a articular seu entendimento sobre o conceito de comunidades! Muito bom!

Agora! Senti falta de trazer os autores para dialogar contigo!!!Lembre-se que indicamos quatro textos para estudos. E nós só conseguiremos identificar esses estudos a medida que vocês os trazem para reflexão!

Dani! perceba que não é apenas citar os autores! É sim, articular teu entendimento com o que foi dito por eles, é relacionar, é dialogar! Esse processo será fundamental na tua formação! E esse curso em particular, temos como objetivo, incentivar professores autores e co-autores de conhecimento e cultura. E só se escreve lendo, e lendo muito!!!

Vamos em frente, ainda temos muitos ciclos pela frente! Muito a produzir, a dialogar, a construir!!!!

bjinhos
Sule